Powered By Blogger

domingo, 6 de junho de 2010

Bacterias com DNA sintético

Bactéria controlada por genoma sintético

Genoma sob medida

     No Estúdio CH desta semana, o bioquímico Franklin Rumjanek analisa a obtenção das primeiras bactérias controladas por um genoma sintético. A equipe de Craig Venter de fato criou vida artificial, como se anunciou com alarde? Quais as implicações deste feito?
     Bactérias da espécie Mycoplasma mycoides, controladas por um genoma sintetizado em laboratório, observadas ao microscópio eletrônico.
      Em entrevista ao repórter Fred Furtado, Rumjanek recomenda cautela ao se analisar o feito da equipe de Venter, dos Estados Unidos. “Os cientistas estão longe de ter criado vida artificial”, esclarece o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e colunista da revista Ciência Hoje.
“O que eles fizeram foi uma extensão de técnicas que já existiam – introduzir genes estranhos em determinados cromossomos e transplantar esse cromossomo para um determinado vetor”, explica o bioquímico.
     “Isso introduz uma série de inovações, mas vida, mesmo, é algo bem mais complexo do que só o DNA”A grande novidade, segundo ele, foi fazer o cromossomo de maneira sintética. “Isso obviamente introduz uma série de inovações, mas vida, mesmo, é algo bem mais complexo do que só o DNA”, diz Rumjanek.
      Essa ponderação não tira o mérito da equipe de Venter. Na entrevista para o nosso podcast, Franklin Rumjanek discute ainda as possíveis aplicações dessa nova tecnologia, como a criação de microrganismos que sintetizem proteínas específicas e as perspectivas que ela abre para a terapia gênica.
     O bioquímico destaca ainda os questionamentos éticos levantados por essa pesquisa e a perspectiva de laboratórios brasileiros de trabalharem com a tecnologia desenvolvida pelo grupo de Venter.

33 comentários:

  1. Como o proprio professor esclareceu uma vida é mais complexa,e por isso eles devem tomar cuidado,pois ao criarem um novo ser eles enfrentaram,tambem,um desconhecido de grandes surpresas e consequentemente problemas a serem resolvidos.Espero que esse novo ser seja uma solução para esse mundo e que esse avanço não nos prejudique,pois a ciência deve estar ao nosso favor.

    nome:MARIA CAMILA RICARDO ALVES
    numero:27
    serie:2ANO I TARDE
    escola:JOSÉ DE ALENCAR

    ResponderExcluir
  2. As bactérias sintéticas realmente foi um grante avanço, não foi exatamente vida artificial pois vida é algo muito complexo, más foi uma grande descoberta, a equipe de Craig Venter converteram o genoma de uma celula que existia como dados no computador em um organismo vivo, mais ese tipo de descoberta deve ser visto com cautela pois se sabe muito pouco sobre ´vida artifial´e que essas descobertas sejam usadas com responsábilidade e para o bem.
    NOME: Leila Silva de Jesus
    Nº 23 TURMA: 2°anoI
    TURNO:Tarde
    ESCOLA:José de Alencar

    ResponderExcluir
  3. Essas Bactérias sintéticas realmente foi um grande avanço na biologia pois a equipe de Craig Venter Converteu o genoma de uma celula que existia em dados de um computador em um organismo vivo,mas esse tipo de descoberta deve ser estudado com calma pois ainda não se sabe muito sobre " VIDA ARTIFICIAL ".
    Com a criação de microorganismos sintetizam proteínas específicas e cria grande perspectivas para a terapia gênica,bom eu acho que esses novos microorganismos que foram descobertos sejam bem estudados e sejam usados para o bem estar de todos os seres humanos .
    NOME:Elisa Pereira Pontes Do Nascimento
    N°:03
    TURNO:Tarde
    SÉRIE:2° ano Turma:"G"
    ESCOLA:E.E.F.M José de Alencar.

    ResponderExcluir
  4. Hugo Ribeiro Reinaldo20 de julho de 2010 às 22:23

    O que mais o homem pode fazer??
    Com essas descobertas podemos entender que se pode criar sim, um DNA sintético, mas na minha opinião para se criar uma ''vida artificial'' é bem mais do que isso...!
    Por que uma vida não só se completa com DNA mais com vários outros fatores, concordo assim com a idéia do professor da universidade carioca!


    Nome: Hugo Ribeiro Reinaldo
    Série: 2ªano I
    Nº: 13
    Escola: José de Alencar!

    ResponderExcluir
  5. Não se criou vida alguma, apenas inserio-se um dna artificial e ele modificou a estrutura da bacteria e isso é um grande feito. Devemos tomar cuidado para que essas experiencias não fujam ao controle e gere um exterminio do ser humano. Cuidado Americano nós homens não somos deuses.

    nome: RENAN SANTOS DE ALBUQUERQUE
    numero: 34
    serie:2 ANO I TARDE
    escola:JOSÉ DE ALENCAR

    ResponderExcluir
  6. Que o bioquímico Franklin Rumjanek ele vem estudando uma bacteria controladas por um genoma sintético,ja faz muito tempo.Ele vem querendo se aperfeiçoando suas pesquisas e pede cautela nas analises ele esclarecer que ele estão muito longe de ter criado uma vida artificial.E muito importante esse estudo para nos humanos porque uma bactéria dessa pode nos salva.

    NOME:Luana Karla G de Oliveira
    NUMERO:23
    SERIE:2ANO G TARDE
    ESCOLA:JOSÉ DE ALENCAR

    ResponderExcluir
  7. Esse tema {bacteria produtora de energia}é um tema bem diversificado e requer um desepenho do leitor;enfim como existe um certo processo de fonte de energia,como é o caso da bacteria da espécie Mycoplasma mycoides, controladas por um genoma sintetizado em laboratório;de acordo com a fonte de substancias que lhe oferecem elas servem de alimento.

    *nome:joice anne da siva izequiel
    *serie:2 ano ´j´
    *numero chanada:28
    *turno:tarde
    *sala:11

    ResponderExcluir
  8. Realmente é incrivel como a ciência a cada dia vem evoluindo. Mais como Rumjanek diz: "vida mesmo é algo bem mais complexo." Mas, se for pra usar pra salvar vidas, criando microorganismos que sintetizem proteínas específicas, será muito bom para todos nós,e para o futuro da ciência.

    Nome: Andressa Gabriel Cunha
    Série: 2º I
    Turno: tarde
    Numéro da chamada: 02

    ResponderExcluir
  9. É um avanço extraordinário, oferecendo uma prova de que, em teoria, é possível que genomas inteiros sejam sintetizados quimicamente, montados e implantados em células receptoras Claro que precisamos ter cautela, já que não temos certeza de que essa abordagem funcionaria em genomas maiores e mais complexos



    nome: matheus gustavo pereira
    numero: 29
    serie:2 ANO I TARDE
    escola:JOSÉ DE ALENCAR

    ResponderExcluir
  10. As bactérias sintéticas foram um grande avanço sim ninguém pode tirar o mérito da equipe de Craig Venter ,mais como o bioquímico Franklin Rumjanek falou;"...mas vida, mesmo, é algo bem mais complexo do que só o DNA” e realmente é bem mais complexo.
    Mais todos esperamos que esses novos organismos criados sejam estudados,e muito bem estudados mais com muito cuidado.


    Nome;Vítor Felipe De A. de Lima
    Serie: 2º ano "I"
    Numero: 40
    Turno: Tarde
    Escola:José de Alencar

    ResponderExcluir
  11. francisca nayara de souza rabello n:14 1 ano F tarde escola: josé de alencar2 de agosto de 2010 às 16:34

    este texto é muito claro sobre a explicação de laboratório, um bom tira dúvidas...

    ResponderExcluir
  12. as bacterias sinteticas sao mesmo muito avançadas na biologia,nao foi exatamente uma vida artificial mas uma vida é algo muito complexo,realmente a ciencia é incrivel e vem evoluindo cada dia mais. Nome;Erica maria alves rocha Serie;2ano{J} Numero;20 Turno;tarde

    ResponderExcluir
  13. Essa descoberta das bactérias sintéticas foi um grande avanço mais não foi exatamente vida artificial, mais mostra que a Ciência esta evoluindo a passos longos, mais se deve ter cuidado com esses tipos de descobertas.
    NOME: Joyce Isabele N°21 TURNO: Tarde
    escola:José de Alencar Turma:2°ano I

    ResponderExcluir
  14. O feito da equipe de Venter é fantástico eles introduziram genes estranhos em determinados cromossomos, não foi exatamente vida artificial, mais mesmo assim foi surpreendente.
    NOME: Herdelania Costa N:12 Turno: tarde
    ESCOLA:José de Alencar Turma:2° ano I

    ResponderExcluir
  15. Realmente é um grande feito não chegou ser vida artificial mais eesa experiência abre portas pra novas descobertas nais se deve ter cautela por se tratar de algo tão sério.
    NOME:Jessica Ferreira da Silva N°18 TURMA:2°ANO I
    ESCOLA: José de Alencar Turno:Tarde

    ResponderExcluir
  16. É um grande avanço na aréa da Ciência não chega a ser vida artificial, mais é algo importante que futuramente espero seja usado para o bem das pessoas.
    NOME: MARIA LIMA N° 28 TURMA 2° ano I
    ESCOLA: José de Alencar Turno: Tarde

    ResponderExcluir
  17. Essa bacteria foi um grande avanço na medicina não é uma coisa complexa mas podera futuramente ajudar varias pessoas.Este feito é de enorme impacto para a ciência, uma vez que o genoma foi inteiramente projetado em um computador e trazido à vida por meio de uma síntese química sem nenhum pedaço de DNA natural.

    Nome:Rayanne Evem Pereira da Cruz Nº34
    Escola Jose de Alencar Turno:tarde
    2ºF

    ResponderExcluir
  18. essas bacterias tem um grande avanço tanto na medicina quanto para o futuro que vai ajundar pessoas .
    NOME:ANDREZA DUARTE DA SILVA N:05
    ESCOLA:josé de alencar TURMA:2 ANO F
    TURNO TARDE

    ResponderExcluir
  19. Foi um grande avanço,na aréa da medicina, espero que futuramente eesa descoberta, ajude muitas pessoas.
    NOME: JOSELIANE N: 20 TURMA: 2 ANO I
    ESCOLA:JOSÉ DE ALENCAR TURNO : TARDE

    ResponderExcluir
  20. Tatiane Lemos da Silva6 de agosto de 2010 às 14:42

    essa bacteria foi um grande avanço na medicina, espero que esse avanço tenha algo a beneficiar-nos. espero que futuramente essa descoberta venha também beneficias outras pessoas.
    esse é um efeito de grande impacto para a medicina.

    Nome: Tatiane Lemos da Silva N°39-2ªANO "G" TARDE.
    ESCOLA: José de Alencar

    ResponderExcluir
  21. Mickelle ribeiro Nº29 2°anoH tarde escola jose de alencar9 de agosto de 2010 às 15:33

    é muito interesante e tambem perigoso pois com esse avanço da medicina fazendo uma vida artificial discutindoainda as possíveis aplicações dessa nova tecnologia,como a criação de microrganismos que sintetizem proteínas específicas e as perspectivas que ela abre para a terapia gênica. que pode ajudar e prejudicar muitas pessoas

    ResponderExcluir
  22. Bom pelo o que eu entendi sobre o texto a cima foi que não fizeram vida artificial mais introduziram genes estranhos em determinados cromossomos e transplantaram esse cromossomo para um determinado vetor sendo assim um grande avanço na ciência e na tecnologia

    NOME: LUIS EVERARDO VITORINO DA SILVA N°24
    2°ANO I ESCOLA:JOSÉ DE ALENCAR

    ResponderExcluir
  23. O QUE EU ENTENDI FOI QUE AS BACTÉRIAS ARTIFICIAIS PODEM TAMBÉM SER UTILIZADO EM BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE NO CONSUMO E MEDICAÇÃO.
    NOME: JOAO FELIPE ANDRADE NOGUEIRA
    N°:19
    2°ANO I, ESCOLA JOSÉ DE ALENCAR.

    ResponderExcluir
  24. Acredito que com o avanço da tecnologia sao descobertos varios remedios para doenças graves,mas para uma vida artificial é outra historia,para mim é "impossivel",mas caso for possivel requer muitos e muitos anos de estudos e provas bem convicentes.

    Nome:Kilvia Barros Nº26
    Série:2 Turma:"H"
    José de Alencar

    ResponderExcluir
  25. Corcordo com Rumjanek a vida é bem mais complexa o DNA não basta existe outros fatores,é bem dificil de acreditar em vida artificial,acreditamos em vida real.

    Nome:Cristiana Nº06
    2ºH
    José de Alencar

    ResponderExcluir
  26. eu acho que uma vida artificial é um assunto muito novo pra todos e muito delicado,
    eles não criaram vida artificial,eles só introduziram genes estranhos em determinados cromossomos e transplantaram esse cromossomo para um determinado vetor”, como explica o bioquímico da UFRJ.
    talvez impossivel de se criar não seja, mais nunca vai ser tão original como uma vida real.
    Nome:Nayanne Rocha de Oliveira n°33 2°G.
    -José de Alencar!

    ResponderExcluir
  27. nesse texto peloo que eu entendi,não fpi criado vida artificial, mais se introduziram genes em dfeterminados cromossomos assim possibilitando esse desenvolvimento, mas foi uma grande descoberta que podera ajudar futuramente muitas pessoas
    ESCOLA:José de Alencar
    NOME: Barbára Assunção n°3
    TURMA 2°ANO I TURNO: TARDE

    ResponderExcluir
  28. Realmente é um texto muito interessante, que fala de bactérias controladas por um genoma sintético não chegou a ser vida artificial mais e algo incrivél, e abre portas para futuras descobertas do mesmo patamar ou mais importantes.
    ESCOLA: José de Alencar Turno:TARDE
    NOME:Gleidiane n°08 TURMA:2°ANO I

    ResponderExcluir
  29. O texto fala, sobre bactérias artificiais que podem futuramente ao decorrer das pesquisas seren utilizadas para ajudar a sociedade.
    ESCOLA:José de Alencar Turno:tarde
    NOME: ALISSON N° 01 TURMA: 2°ANO I

    ResponderExcluir
  30. professor essa reportagem é OTIMAAAAAAAAAA pois me esclareceu muita coisa sobre as bacterias e os cromossomos foi muita sabrdoria desse profesor bjssss
    nome: MARIA NAIRA MORAIS GARCIA
    SERIÉ:1 ANO F
    número:32
    escola:JOSÉ DE ALENCAR

    ResponderExcluir
  31. A todo momento uma coisa nova é descoberta seja na ciência na fisica ou em qualquer genero, o que acontece é que essas descobertas são de extrema ajuda ou de estremo perigo! como ha alguns messes atras "desenterraram" um virus que poderia causar outra pandenia global!, o avanço da ciencia deve ter paarametros, limites para q ñ acabe destruindo a Humanidade.


    nome:Wesley Araujo Melo
    numero:41
    serie:2ºANO I TARDE
    escola:JOSÉ DE ALENCAR

    ResponderExcluir
  32. CLAUDILENE SILVA N:08 2ANO F TARDE
    Belo texto, livre de verdades absolutas. Isto sim é ciência. Essa bacteriaé um grande avanço para a medicina, tomara que venha trazer beneficios á sociedade.
    É muito importante esse estudo para nós humanos porque uma bactéria dessa pode nos salvar.

    ResponderExcluir
  33. gostei do texto é bastante interessante que fala tão bem da ciência, fala sobre bacterias que é um grande avanço para a medicina, é importante que esse estudo venha se comunicar com a gente...


    NOME: maria do livramento de souza
    SERIE:1ano F
    N:31

    ResponderExcluir